segunda-feira, 5 de setembro de 2011

LUVAS, MELHORES AMIGAS DA NOSSA PELE!

Olá pessoal, tudo ótimo? Agora que já vimos algumas das  doenças mais comuns em nosso ambiente de trabalho, vamos falar sobre o uso de luvas que mantém as substâncias longe da pele e ajuda a prevenir alergias e algumas doenças contagiosas. É, ainda, uma forma excelente de diminuir a expo­sição da pele a irritantes, alergênicos e patógenos. Sinta a textura e condição do cabelo antes de aplicar os produtos ou após eles serem removidos. Caso contrá­rio, sempre use luvas.

Sem dúvida, o uso de luvas pode ser desconfortável e inconveniente, mas cocei­ras dolorosas, bolhas, feridas abertas e pele ressecada e rachadas são muito mais. Muitos cabeleireiros com sensibilidade a produtos químicos forçam-se a deixar a profissão. Mas o uso de luvas é muito menos inconveniente que achar uma no­va carreira. As luvas certas, corretamente ajustadas, podem, sim, ser confortáveis. Ao se acostumar com a rotina de usar luvas, você se sentirá desconfortável sem elas.

Hoje, centenas de diferentes tipos de luvas estão disponíveis em dezenas de materiais diferentes. Seus tamanhos variam, desde até os ombros até para apenas um dedo. Você pode escolher uma luva com ou sem talco, forrada com algodão ou sem forro, com dedos retos ou naturalmente curvos; e quanto às espessuras, de ul­trafinas às mais pesadas. Algumas luvas têm até uma textura áspera para melhorar o controle e a habilidade de manuseio.

Experimente tipos diferentes de luvas para determinar qual é o melhor para você. Empresas que distribuem equipamento de segurança frequentemente ofe­recem assistência na escolha de luvas apropriada .

Graças à nova tecnologia e crescente conscientização quanto aos produtos quí­micos, não há motivo para colocar sua saúde em risco. Doenças da pele são facil­mente evitadas, mas você precisa se esforçar para se proteger. Trabalho seguro é trabalho inteligente!


Luvas de látex são, provavelmente, a última coisa que você esperaria ser a causa da dermatite de contato alérgica. Porém, alguns cabeleireiros desenvolveram alergia a elas. Outros desenvolveram sensibilidade ao talco usado para pulverizar as luvas de látex. Embora não sejam ocorrências comuns, os cabeleireiros devem estar cientes da pos­sibilidade de uma reação alérgica por causa de luvas de látex pulverizadas.

Às vezes, a reação não é causada pela luva, mas resultado do acúmulo de umidade entre a luva e a mão. O uso de luvas com talco normalmente elimina os sintomas causados por ficar com a pele úmida por muito tempo.

Se você desenvolver sensibilidade a luvas de látex, há outras alternativas. Elas estão disponíveis em vinil, nitrilo e uma grande variedade de outros materiais. Um derma­tologista pode aconselhar qual é o melhor material para sua condição.

Luvas de nitrilo são uma das mais populares. Feitas de polímero sintético, não contêm nenhuma proteína, por isso têm menos possibilidade de causar irritação ou reações alérgicas. Elas também oferecem um alto grau de suavidade, sensibilidade, toque e Aexibilidade. O nitrilo reage à temperatura do corpo e se adapta ao formato da mão; assim a luva fica excepcionalmente cômoda. Recomenda-se o uso desse tipo de luva porque o látex e o vinil são permeáveis a muitos produtos químicos do salão.


Referência: Halal, John - Tricologia e a química cosmética capilar, 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário