domingo, 29 de janeiro de 2012

HENA - VOCÊ SABE O QUE É?

Olá queridos, hoje falaremos sobre a hena, que é uma coloração em pó obtida de uma planta, que ultrapassou a barrei­ra do tempo e ainda é usada ocasionalmente em forma de pasta. O nome egípcio para essa planta é khenna. Hena é uma planta pequena e atraente com uma casca esbranquiçada, folhas verdes claras e flores brancas cheirosas. As folhas secas tri­turadas são misturadas com água para formar uma pasta. Essa mistura dá ao cabe­lo escuro e sem tratamento um tom castanho-avermelhado. Esse mecanismo de coloração ainda é usado em larga escala no Oriente Médio e Índia. Acredita-se que a barba de Maomé era tingida com hena.

Pó extraído da folha da lawsonia
A hena ainda é útil hoje, mas tem desvantagens. As substâncias que ocorrem naturalmente nunca são puras. As plantas contêm centenas de químicos diferen­tes desconhecidos. A Lawsonia, o agente de cor da hena, é um dos muitos quími­cos encontrados na folha da hena. Ela equivale apenas a 1% da folha.

O ácido tânico, também encontrado nessa planta, só contribui um pouco na cor do cabelo. Esse químico fica escuro ao ser exposto à luz. Infelizmente, ele também aumenta a dureza do cabelo. A hena aumenta o corpo do cabelo fino. O uso em ex­cesso pode deixar o cabelo ressecado e áspero.

A hena tem uma importante afini­dade com as ligações salinas e pode atingir a primeira camada do córtex em alguns casos, como cabelos muito finos ou descoloridos, por exemplo. Essa desvantagem faz que a hena se acumule na superfície do cabelo e na primeira camada do córtex, dificultando a ação de soluções para ondulações permanentes. Essa coloração não é estável, e lavar os cabelos repetidamente fará que a cor se desbote gradualmente, como é do perfil de uma coloração temporária. A hena pode dar uma tonalidade esverdeada aos cabelos descoloridos e, embora seja segura e geralmente não sensi­bilizante, suas desvantagens limitam muito seu uso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário