quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

POR QUE PRECISAMOS DO CABELO?


Olá amigos, tudo bem? Hoje o assunto é cabelo (conjunto de pêlos da cabeça), que tem um papel fundamental na composição da nossa aparência, valorizando o nosso rosto e  pode ser utilizado como um belo acessório. Adoooro!
Mas não é só um aliado estético, tem a função de isolante térmico, nos protegendo das radiações solares e abrasão mecânica.

Nossos ancestrais primitivos dependiam do cabelo (ou pelos) para aquecimento e proteção, e embora o cabelo não seja mais necessário para a sobrevivência, ainda tem um enorme impacto em nossa psicologia.

A importância social do cabelo é surpreendente.  Na década de  60, o compri­mento do cabelo não era apenas uma questão de moda, mas também uma afir­mação política. Algumas religiões insistem na remoção completa do cabelo, enquanto outras proíbem que ele seja cortado. Em algumas civilizações antigas, o cabelo era um símbolo de poder, enquanto em outras era considerado um símbo­lo de sabedoria. De acordo com a Bíblia, o cabelo de Sansão o tornava o homem mais forte da Terra, e tê-lo cortado foi sua ruína. Na história japonesa, a impor­tância do cabelo feminino só era menor que sua própria vida: a imortalidade do espírito feminino estava localizada em seus cabelos. Até mesmo em tempos mo­dernos o significado do cabelo e seu estilo ainda estão profundamente enraiza­dos em todas as culturas.

Os registros mais antigos de estudos sobre o crescimento do cabelo vêm dos gregos antigos. Aristóteles notou que os eunucos (homens ou meninos privados de seus testículos ou genitália externa) nunca perdiam cabelo. Séculos mais tarde, Júlio César ordenou que o Senado romano permitisse que ele usasse sua coroa de louros o tempo todo para esconder sua calvície. Ele também arrumava cuidadosa­mente seu cabelo para esconder o local calvo dos olhos de Cleópatra.


Referência: Halal, John - Tricologia e a química cosmética capilar, 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário