quinta-feira, 19 de maio de 2011

PROFISSIONAL QUE FAZ HISTÓRIA - OSVALDO ALCÂNTARA/SÃO PAULO


Por onde quer que passe, não há quem não se encante com Alcântara que foi um de nossos entrevistados. Diretor da Área Técnica Profissional Grupo Ikesaki e membro honorário da Intercoiffure Brasil, é um grande ícone do mundo hair.
Com 60 anos dedicados ao segmento de beleza, ele é da época em que o grampo era conhecido como” Ramona” e o coque era conhecido como “ Birote”, ele nos conta histórias divertidas!

“Já fui até preso” conta Alcântara, quando fala do primeiro spray fixador que chegou ao Brasil “Helene Curtis”,que foi sugerido a Madame Acossato, dona de uma loja muito elegante na Rua Barão de Itapetininga, que naquele tempo era frequentada por pessoas de posses e auto poder aquisitivo. Madame Acossato expunha novidades em suas charmosas vitrines na  rua do "footing" feminino, que era a bela e movimentada "rua mulher", como chamavam os elegantes que nela buscavam o atrativo das casas de modas. O que ele não sabia é que o produto exposto ao sol teria uma reação explosiva, e foi justamente o que aconteceu, o produto explodiu na vitrine e Alcântara foi parar na cadeia.

“Naquela época explodiam muitas coisas”.

Alcântara e eu na Ikesaki
Ele nos fala que não tem mais as impressões digitais, pois antigamente só existia água oxigenada de 130 volumes, e para reduzir a volumagem precisavam adicionar água e medir com a “Pipeta” (instrumento para medição de volumagem), até chegar ao volume desejado e esse processo acabava comprometendo as mãos.

Os alisamentos na década de 50 eram realizados com pastas Guarnieri e Jamax (soda cáustica), as descolorações eram feitas com Oil Bleach e a nuance mais vendida era preto azulado (nº 51).

Alcantara nos relatou que os salões da época tinham mais assepsia que os de hoje, pois cada cliente tinha seus pertences separados, cada um com sua gaveta. Bons tempos...

Muito obrigada por tudo querido Alcântara.

Bjoca..................

2 comentários:

  1. Hoje dia 04/05/2013 fui a uma palestra ministrada pelo Oswaldo Alcântara, fiquei muito encantado por sua forma de ser e o que passou no curso de uma forma simples e verdadeira para todos que lá se encontrava, sua simplicidade e sabedoria é tremenda, o conteúdo falava sobre gestão de salão e atendimento, aprendi muito nesse curso e dali tirei uma lição grande que levarei comigo e passarei para os meus amigos profissionais também, obrigado Oswaldo e espero poder ter mais algumas formações com você.

    Att,
    Flávio Cruz

    ResponderExcluir