terça-feira, 24 de maio de 2011

TRICOTILOMANIA - VOCÊ SABE O QUE É?

Certo dia, chegou ao meu espaço uma moça jovem e tímida com uma touquinha na cabeça, sua mãe a acompanhava e queria que a filha mudasse a cor dos cabelos. A moça não gostava da idéia, mais acabou cedendo diante da insistência da mãe. Depois de muita conversa, pedi para que ela tirasse a touca, pois precisava fazer um diagnóstico, só assim chegaria a um resultado satisfatório. Percebi que ela ficou sem graça, parecia querer esconder algo...

Dito e feito, quando eu vi o que ela escondia, percebi que ela possuía um transtorno psiquiátrico chamado "tricotilomania" uma doença que acomete mais frequentemente as mulheres, cerca de 4% da população e tem grande impacto social. A pessoa tem vergonha de pedir ou procurar ajuda e vive se escondendo.

Trata-se do desejo ou impulso incontrolável de arrancar fios de cabelo e muitas vezes, esse comportamento pode torna-se involuntário, a pessoa age sem perceber. Pode se tornar tão grave a ponto da pessoa ficar com extensas falhas no couro cabeludo, sobrancelhas ou cílios e até mesmo chegar a calvície.

Os especialistas dizem que estas pessoas precisam de ajuda psicológica mais rápida e acessível, como terapia cognitiva e comportamental. Acredita-se que entre suas causas estejam ansiedade, depressão e estresse.
Esse problema ganha contornos dramáticos porque causa danos à auto-estima das pessoas e muitas vezes também à sua estética. É comum que fiquem isolados, passem a usar toucas, bonés ou lenços e evitem ir à praia, piscina ou se dedicar a quaisquer outras atitudes em que se exponham as falhas do couro cabeludo.

Acredito que esse vídeo possa ilustrar melhor esta doença tão comum e tão desconhecida.

Bjoca...............

Nenhum comentário:

Postar um comentário