quarta-feira, 19 de outubro de 2011

REAÇÕES DE OXIRREDUÇÃO (REDOX)

Olá queridos, hoje vamos entender melhor como funciona a reação de oxiredução.
A descoberta original de reações de oxidação envolve a associação química de qual­quer elemento ou composto com o oxigênio para produzir um óxido. Quando o oxigênio se associa com outro elemento, algum calor é quase sempre produzido. As reações químicas que produzem calor são chamadas exotérmicas (exo = do lado de fora; térmico = calor). Ondas permanentes exotérmicas produzem calor por causa de uma reação de oxidação que resulta quando o ativador, que contém peróxido de hi­drogênio, é adicionado à solução de ondulação permanente.
                        
Oxidação lenta ocorre nas colorações oxidantes e produtos neutralizantes de ondulações permanentes. Se você prestar atenção durante esse procedimento no salão, notará um aumento na temperatura da coloração oxidante após a adição de peróxido. Combustão é uma reação de oxidação rápida que produz uma grande quantidade de calor e luz. Acender um fósforo é um exemplo de oxidação rápida. Lembre-se: você não consegue ter fogo sem oxigênio para abastecê-lo.

Quando o oxigênio é quimicamente associado a uma substância, ela é oxidada.
Quando o oxigênio é quimicamente removido de uma substância, ela é reduzida. Agentes oxidantes são substâncias que prontamente liberam oxigênio. O peróxido de hidrogênio é um agente oxidante porque contém oxigênio "extra"; quando se mistura com uma coloração oxidante, a coloração ganha oxigênio e se oxida. Ao mesmo tempo, o peróxido de hidrogênio perde oxigênio e se reduz. Nesse exem­plo, a coloração é o agente redutor.

A oxidação e a redução sempre acontecem simultaneamente, processo conhe­cido como reações redox. Em uma reação redox, o oxidante é sempre reduzido e o agente redutor é sempre oxidante. A oxidação não pode acontecer sem redução.

Até agora, consideramos oxidação somente como a adição de oxigênio, e redu­ção como a perda de oxigênio. Embora a primeira reação de oxidação conhecida envolva oxigênio, muitas outras não envolvem este elemento. A oxidação também resulta da perda de hidrogênio, e a redução da adição de hidrogênio.

O processo de ondulação permanente é um exemplo desse tipo de reação redox.
A solução para a ondulação permanente contém ácido tioglicólico, que quebra as ligações de dissulfeto no cabelo por meio de uma reação de redução, que adiciona átomos de hidrogênio (H) ao cabelo. Nessa reação, o cabelo é reduzido e a solu­ção para ondulação permanente é oxidada. Então, o neutralizante oxida o cabe­lo, removendo o hidrogênio que foi adicionado anteriormente. Quando o cabelo é oxidado, o neutralizador (agente neutralizante) é reduzido.

Para nosso objetivo, a oxidação pode ser definida tanto como uma adição de oxigênio quanto uma perda de hidrogênio, e redução como uma perda de oxigê­nio ou uma adição de hidrogênio

Referência: Halal, John - Tricologia e a química cosmética capilar, 2011

2 comentários:

  1. Claudia Matta - SÃO PAULO
    Muito gostaríamos de ir vendo suas publicações no seu desejado blog, que tem seus amigos e perseguidores, que muito gostam de ver.
    de Portugal um abraço.

    ResponderExcluir