sexta-feira, 4 de maio de 2012

PROFISSIONAL QUE FAZ HISTÓRIA - OLÍMPIO FERNANDES/ PORTUGAL


Olá queridos, tudo bem? Tenho recebido vários e-mails com perguntas sobre profissionais que fazem história e aos poucos estou respondendo, vejam a linda história desse magnífico profissional...
Olímpio Fernandes

Hoje vamos conhecer um pouco a história de meu amigo portugês Olímpio Cavaleiro Fernandes que nasceu em 1940 na povoação de Casal Novo do Rio, Montemor-o-Velho, distrito de Coimbra em Portugal. Procedente de uma família dedicada ao amanho da terra, após a conclusão do ensino primário, iniciou-se na aprendizagem de profissão de barbeiro em Montemor-o-Velho, apenas com doze anos. Naquela altura, em Montemor, existiam 4 barbearias e todas elas ministravam formação aos rapazes da terra que depois encontravam trabalho nas cidades vizinhas, Figueira da Foz e Coimbra. Olímpio não fugiu à regra e por volta dos 14 anos obteve o seu primeiro emprego na Figueira da Foz onde se manteve até os 20 anos. Aos fins de semana voltava para sua casa e trabalhava em sua própria barbearia, atendendo as pessoas do campo, cobrando 2,50 € por cada corte e barba.
Apesar de ter pouco estudo, sempre sentiu atração por atividades ligadas à cultura popular e ao jornalismo, sendo assim inicíou sua primeira colaboração no jornal Figueira Spor, do diretor Aníbal José de Matos, e em 1958 constituia-se correspondente daquele jornal, em Montemor.

Dirigiu a barbearia dos Oficiais, conseguindo estabelecer boas relações com o comandante do quartel, que ali cortava o cabelo e fazia barba. Nesse período obteve autorização para sair do Quartel depois da 5 horas da tarde, para aprender a profissão de cabeleireiro de Senhoras em Lisboa. E assim que abandonou o serviço militar desenvolveu suas competências como cabeleireiro de Senhoras, trabalhando com alguns cabeleireiros de prestígio, como, Casimiro, Caetano e João Carlos, adquirindo experiência numa escola de grandes profissionais.

Em 1970 estabeleceu em Braga seu próprio Salão de Senhoras o DALVA e em 1979 abandonou a região norte e estabeleceu-se na Figueira da Foz que já conhecia bem. O salão situado no Bairro Novo, zona nobre da cidade, atinge enorme prestígio e os seus cortes tornaram-se populares. Olímpio organiza eventos de divulgação de moda dos cabelos nos espaços público durante o Verão, na Rua Bernardo Lopes e outro, no Jardim Municipal, atraindo um público de mais de 1500 pessoas que vão atrás de novidade que constituiram ao tempo.

Tornou-se membro da Associação dos Cabeleireiros de Lisboa e do Clube Artístico do Porto, mantendo excelentes relações com vários colegas e participa em vários festivais de penteados em Portugal e no estrangeiro, Paris,Costa Adriática.

Ao longo deste percurso profissional mantém interesses paralelos na atividade jornalística e associativa, em estreita ligação a Montemor-o-Velho. Funda, com Santiago Pinto, o Correio da Figueira, assumindo as funções de sub-diretor e colabora no Jornal de Montemor. Realiza o programa A Voz de Montemor, primeiro na Rádio em Montemor e depois em Maiorca, divulgando a cultura associativa e popular de Montemor e região. Dedica-se à promoção dos Concursos do Vestidos de Chita, em Montemor, e ao Atlético Montemorense. Publica um livro onde recolhe a sua história e colabora regularmente nos jornais as Beira e Diário de Coimbra com apontamentos sobre o desporto e acontecimentos relevantes de Montemor e suas gentes. Em 2002 fundou o jornal Terras de Montemor e Região Centro que é publicado durante um ano com êxito.

Estabeleceu ainda diversos salões de senhoras noutros pontos da cidade da Figueira da Foz e arredores, e ainda em Montemor-o-Velho. Aos 63 anos de idade troca a atividade de cabeleireiro de senhoras pela de homens e inaugura um salão/barbearia de homens na Cova-Gala, Figueira da Foz, na margem sul do rio Mondego, em Dezembro de 2004.

Em 02 de Dezembro de 2004, Olímpio Fernandes inaugura a Barbearia S.Pedro onde atende seus ilustres clientes até hoje.
No Verão de 2011 realizou um show de moda e penteado ao ar livre, foi um sucesso total! Hoje Olímpio continua escrevendo com regularidade no seu blogue e no do Museu do Barbeiro e Cabeleireiro divulgado por seu colega Joaquim Pinto, a sua atividade profissional, mantendo sempre o contato com antigos e novos colegas, sempre com vontade de aprender mais sobre a sua profissão.

Vejam Algumas fotos da Trajetória desse grande profissional:
O Jovem Olímpio atuando

Década de 80
Década de 70

Matéria sobre a vida de Olímpio


Quer saber mais sobre Olímpio Fernandes?
Acesse: http://olimpiofernandes.blogspot.com.br/

2 comentários:

  1. Exma Colega. Fiquei envergonhado por merecer no seu distinto bloge a modestia da minha vida profissional. Vou enviar o programa do Festial que vamos fazer na Figueira da Foz em 2 e 3 de Junho 2012. Apesar dos meus 70 anos vou cortar 3 cabelos a crianças. Enfim, sempre apaixonado e maluco. Até já . Abraços Olimpio

    ResponderExcluir
  2. Que bom que você gostou!
    Sua história é linda e merece ser compartilhada...
    Bjo

    ResponderExcluir