sexta-feira, 3 de agosto de 2012

MUDANÇA DE IDENTIDADE... VOCÊ JÁ FEZ ISSO COM SEU CLIENTE?

Nina mãos de tesoura radicalizando o visual de Carminha
Olá queridos amigos, tudo bem? Espero que sim.
Hoje o assunto é "Avenida Brasil".
Carminha (Adriana Esteves) não conseguiu fugir das vinganças de Nina (Débora Falabella) na ausência de Tufão (Murilo Benício) e da família. Para deixar a auto estima da megera ainda mais baixa, Nina decidiu cortar os cabelos de Carminha que cai aos prantos por esse golpe em sua vaidade.

Quando vi essa cena da novela exibida a semana passada pela rede globo,  lembrei de várias situações que acontecem em nosso ambiente de trabalho: quando o cliente pede para mudar radicalmente ou quando nós sugerimos essa mudança.

Precisamos ter muito cuidado em ambos os casos, pois no primeiro caso quando ele pede a mudança, na maioria das vezes ele está motivado por conflitos emocionais, acredita que mudando seu visual irá se sentir melhor e age por impulso, mas logo se arrepende e volta a nos procurar dois ou três dias depois pedindo para voltar a ser como antes. Isso acontece comumente com as mulheres.
Antes de realizar seu pedido, vale a pena conversar um pouco, saber como ele está se sentindo e o mais importante, "o que ele deseja expressar com essa mudança". Finalizando a conversa realize seu pedido.

No segundo caso, quando nós sugerimos uma mudança, temos que ser prudente, pois podemos criar uma imagem bonita de acordo com o nosso conceito de beleza, porém pode não se ajustar com a personalidade da pessoa e ela  não se reconhecer no espelho, assim podemos desencadear problemas maiores.
Veja o caso da novela Avenida Brasil, quando Nina (Débora Falabella) muda o visual de Carminha (Adriana Esteves), eu particularmente não achei tão ruim, mas a Carminha ficou desesperada com a mudança, chegando a dizer: "Você acabou comigo, essa não sou eu", ela simplismente perdeu a identidade e não se reconheceu no espelho com seu novo visual. Nesse caso ela foi forçada a essa mudança, mas na vida real, as vezes a cliente diz, faça o que você achar melhor, não é verdade? E ficamos a vontade,  nos empolgamos e atacamos de Edward Mãos-de-Tesoura, isso pode ser perigoso!

Eu já presenciei uma cena dessa: Minha amiga (não vou citar o nome), tinha acabado de realizar uma escova lin-da! e a cliente não gostou, pois ela não queria cachos nas pontas e minha amiga insistiu dizendo que ficaria mais bonita... Ela disse, não ficou melhor? A cliente torceu o nariz. Pode até ter ficado melhor e mais bonito, mas não era o que a cliente desejava, ela não estava se sentindo bem, achou que tinha muito volume, queria algo mais discreto.
Temos que aprender a ouvir mais nossos clientes, a beleza está nos olhos de quem vê. Um look pode ser muito bonito para mim, mas para o outro pode parecer horrível.


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