sexta-feira, 30 de novembro de 2012

O PODER DAS SOLUÇÕES DE PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO


Olá queridos, tudo bem? Atendendo a pedidos por e-mail e devido a muitas dúvidas levantadas nos cursos que ministro em centros técnicos, volto com esse tema novamente. Vamos conhecer melhor a água oxigenada, produto de grande importância para nossa atividade profissional.

O peróxido de hidrogênio concentrado não é permitido pela legislação para ser utilizado diretamente nos salões, pois podem causar injúrias, indisposição, quei­madura e explosões; portanto, os cabeleireiros usam uma solução deste peróxido de hidrogênio em água. O termo volume indica a porcentagem de peróxido de hidrogênio na solução aquosa, e, assim, um produto de 10 volumes, por exemplo, é uma solução de aproximadamente 3% de peróxido de hidrogênio para 97% de água. Volumes diferentes indicam concentrações diferentes de peróxido de hidro­gênio: 10, 20, 30 e 40 volumes representando 3%, 6%, 9% e 12% de peróxido de hidrogênio, respectivamente.
O volume 40 é o máximo permitido por lei para menuseio em salões, acima desse volume, apenas profissionais químicos graduados estão habilitados para manuseio, nunca exceda as recomendações do fabricante.


Perceba que 30 ml de peróxido volume 40 contêm a mesma quantidade de pe­róxido de hidrogênio ativo que em 60 ml de volume 20, sendo a diferença entre os dois a quantidade de água, ou seja, o volume 20 é simplesmente menos concen­trado.


Embora o oxigênio seja normalmente um gás, no peróxido de hidrogênio é mantido na solução como um líquido. Por ser composto de água e gás oxigênio em solução aquosa, o peróxido de hidrogênio, quando em decomposição, libera gás oxigênio e água. O termo volume se refere ao volume de gás oxigênio que é li­berado quando o peróxido de hidrogênio se decompõe. A decomposição de 1 oz de peróxido de hidrogênio volume 20 libera 20 oz de gás oxigênio e 1 oz de água. A decomposição de 1 oz de peróxido volume 10 libera 10 oz de gás oxigênio e 1 oz de água¹.

Cremes reveladores são emulsões contendo peróxido de hidrogênio, água e agentes emulsionantes e de consistência, chamados agentes cremosos. Uma va­riedade de agentes cremosos pode ser adicionada, incluindo alcoóis graxos, al- canolamidas e fenóis etoxilados alquílicos. Esses materiais espessam o revelador, tornam-no opaco e contribuem para a viscosidade da fórmula, e, em alguns pro­dutos, também agem como condicionadores. Esses produtos são geralmente de difícil estabilidade e comumente usam agentes químicos, como a "fenacetina" "ácido fosfórico" e o "ácido etidrônico", como agentes principais do controle de estabilidade. É importante lembrar que os cremes oxidantes possuem pH muito baixo e não têm poder algum de provocar qualquer nível de dilatação das cama­das de cutículas.

As soluções de peróxido de hidrogênio são estabilizadas por acidificantes para prevenir quebra prematura, pois esse composto químico é instável à luz, à sujeira, aos óleos e a outros contaminantes que causam a decomposição rápida em água e oxigênio. Alguns utensílios e bacias de metal também podem decompor o pe­róxido de hidrogênio; portanto, nunca armazene-o em embalagens metálicas fe­chadas, pois a quebra rápida cria um acúmulo do gás oxigênio, que promove alta pressão e pode fazer que a embalagem se rompa e exploda.

¹ Oz (onça) é uma unidade de medida de massa. 1 oz corresponde a 28,35g.




Referência: Halal, John - Tricologia e a química cosmética capilar, 2011

2 comentários:

  1. Muito interessante o post sobre o H2O2, mas eu gostaria de saber qual a função do mesmo na coloração dos cabelos. Muito obrigado. Boa tarde

    ResponderExcluir
  2. Muito bom ! Parabens. Tenho visto cada "coisa" na internet que quando vejo algo com fundamneto. Fico muito contente. Sucesso

    ResponderExcluir