O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, está intimamente ligado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres e sociedades mais justas e igualitárias. É a partir da Revolução Industrial, em 1789, que estas reivindicações tomam maior vulto com a exigência de melhores condições de trabalho, acesso à cultura e igualdade entre os sexos. As operárias desta época eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais.
Dentro deste contexto, 129 tecelãs da fábrica de tecidos Cotton, de Nova Iorque, decidiram paralisar seus trabalhos, reivindicando o direito à jornada de 10 horas. Era 8 de março de 1857, data da primeira greve norte-americana conduzida somente por mulheres. A polícia reprimiu violentamente a manifestação fazendo com que as operárias refugiassem-se dentro da fábrica. Os donos da empresa, junto com os policiais, trancaram-nas no local e atearam fogo, matando carbonizadas todas as tecelãs.
Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres, realizada na Dinamarca, foi proposto que o dia 8 de março fosse declarado Dia Internacional da Mulher em homenagem às operárias de Nova Iorque. A partir de então esta data começou a ser comemorada no mundo inteiro como homenagem as mulheres.
![]() |
Minha filha Piera em sua 1° gestação |
Mulher hospeda no ventre outras almas.
Dá a luz e depois fica cega, diante da beleza dos filhos que gerou.
Toda mulher é você...
Sou eu... Somos nós...
Para você, Mulher tão especial...
Feliz Dia Internacional da Mulher!
Bjoca..............
O dia da mulher é com os maiores direitos que lhes pode ser atribuído, é pena que a mulher não possa usufruir em todo o mundo esses direitos, mas esperamos que um dia se lembrem que a mulher é ser humano como o homem. parabéns ao dia da mulher
ResponderExcluirUm abraço Joaquim Pinto