terça-feira, 22 de março de 2011

PROFISSIONAL QUE FAZ HISTÓRIA - MÁRIO MERLINO/SÃO PAULO



Merlino__Foto_5
Mário exibe sua coleção
Apaixonado pelo que faz e colecionador convicto, o hair stylist Francês Mario Merlino possui atualmente um considerado acervo de objetos de salão de beleza. São mais de 300 itens que retratam o aperfeiçoamento das técnicas e a evolução tecnológica da arte de arrumar cabelos.
Quem reclama de passar uma ou duas horas em um salão hoje, para alisar os cabelos, não sabe a paciência que as mulheres precisavam ter nas décadas de 50 e 60. Mesmo que a chapinha já existisse naquela época, o processo levava muito mais tempo, pois o equipamento precisava ser aquecido no fogo da espiriteira antes de ser usado. “As mulheres ficavam quase o dia inteiro no salão para um simples penteado. Sem falar no cheiro de cabelo queimado”, conta.


Navalha Alemã 1930

Além do primeiro modelo de chapinha criado há 58 anos, possui tesouras, secadores, esterilizadores, modeladores e até mesmo uma cadeira de madeira maciça, com relevo detalhado, de 1930. Navalhas alemãs, pincéis de barbear, modelador de bigode, dos anos 1920, entre outros, completam o acervo.

Primeiro secador manual Francês 1945
Todos os objetos, que retratam a evolução tecnológica do setor, foram adquiridos desde o início da sua profissão, na década de 1960. “Venho comprando muitas coisas em antiquários e feiras de antiguidades de várias partes do mundo. Outras eu ganho dos parentes e amigos”. As peças encontram-se organizadas em vitrines na sua residência ou, no caso das maiores, expostas em lugares de destaque na sala. Francês naturalizado brasileiro, ele destaca entre os itens mais antigos os modeladores do século XVIII, os mesmos que deram origem ao moderno babyliss. “Eles parecem instrumentos de tortura”, brinca.

Nos últimos 50 anos houve uma grande revolução tecnológica que facilitou a vida não só dos profissionais, mas das próprias clientes. Segundo Merlino, o primeiro secador manual, de 1945, representou uma libertação para a mulher. “Ela não precisou mais gastar horas e horas no salão”, diz mostrando o primeiro secador que usou profissionalmente para fazer uma escova em 1960, presente de sua mãe.

Secador de cabelo antigo Arno

No futuro, Merlino pretende doar todo o acervo para o Projeto Tesourinha, instituído pela ONG “Uma Gota Gera Uma Onda”, que atua desde 1992, no Jardim Arpoador, em São Paulo. Atendendo jovens carentes de 16 a 27 anos, já formou mais de 15 mil profissionais – cabeleireiro, depiladora, maquiador, manicure e pedicure –, todos qualificados e preparados para o mercado de trabalho.



Modelador antigo para fazer ondas


Quer saber mais sobre o Mário?
Acesse:  http://www.beautyonline.com.br/mariomerlino/

Fonte: Retrô

Nenhum comentário:

Postar um comentário