quarta-feira, 1 de junho de 2011

CANÍCIE - VOCÊ SABE O QUE É?


O charme da canície
 Canície é o nome dado à despigmentação capilar (cabelos Brancos), que surge gradualmente após a terceira década de vida culminando com a idade avançada mas que no entanto pode estar presente desde muito cedo.
A palavra grisalho de vem do francês gris que significa cinza, nos cabelos corresponde a uma ilusão de ótica com a mescla com os cabelos normais.

A canície pode ser do tipo racial e hereditária. Na raça branca surge em torno dos 30 anos quando que na negra em torno dos 40 anos, pois esta sintetiza maior quantidade de melanócito ao mesmo tempo que tem maior capacidade de prolongar a manutenção do mesmo. O fator hereditário que é o mais importante sofre influência importante de fatores ambientais. Na Síndrome de Werner, também conhecida como Pangéria, a despigmentação costuma ocorrer antes dos 20 anos e tem uma progressão rápida.
A pigmentação do cabelo é conferida pela atividade do melanócito. Estas células, que se acham dispostas entre a papila dérmica e o epitélio da raiz pilosa, sintetizam a melanina e a fornecem às células da raiz e córtex do cabelo. As cores diferentes do cabelo são proporcionadas pelas combinações pigmentares, em diferentes proporções, entre a eumelanina e a feomelanina. A eumelanina confere tons negros intensos e feomelanina confere tons loiros e ruivos.

Hoje sabe-se que a formação excessiva de radicais livres, moléculas muito reativas, atacam as proteínas e o DNA do corpo, causando degeneração em vários níveis diferentes, inclusive deixando os cabelos brancos.
Doenças infecciosas, metabólicas, como a diabetes e hipertireoidismo, anemia, desnutrição e o estresse prolongado podem levar a esse estado.

Algumas substâncias têm sido capazes de reativar a melanogênese no bulbo piloso, repigmentando o fio de cabelo, fazendo voltar à sua cor original. Começando pelas vitaminas, o ácido fólico, o ácido pantotênico e também a vitamina B12, administradas em doses ortomoleculares, e os antinflamatórios não hormonais, têm demonstrado bons resultados.
Hábitos de vida inadequados, como o fumo, a exposição continuada à radiação solar, ambientes poluídos, alimentação desequilibrada, cheia de gordura hidrogenada e até estresse são ativadores da produção de radicais livres e têm ação prejudicial ao organismo.
Infelizmente não existem medicamentos que tenham resultados comprovados contra o embranquecimento dos fios, por enquanto a solução é a tradicional coloração, ou você pode optar por deixar seus cabelos grisalhos, mantendo um ar de maturidade e até mesmo um certo charme.

Mas existe esperança! Estudos recentes, demonstraram ser a L-glutationa, a CoQ10, o ácido lipóico, o minoxidil, de grande utilidade como antioxidantes dos radicais livres formados a nível do bulbo capilar.

Até a próxima, bjoca..........

Fonte: Dra. Shirley de Campos

Quer saber mais Sobra a Drª Shirley?
Acesse: http://www.drashirleydecampos.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário