segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

PROFISSIONAL QUE FAZ HISTÓRIA - GE COIFFEUR/SÃO PAULO

Geraldo (com óculos) e amigos

Geraldo S. Machado
Diretor Comercial do Sindicato Patronal dos Institutos de Beleza de São Paulo.
Cordial e prestativo, Geraldo começou na profissão na década de 60 e conviveu com os "The Best" de sua época, quando terminava as “permanentes elétricas”(a cliente tinha que usar um sapato de borracha para realizar este procedimento), naquela época cada profissional tinha sua cabine e os salões eram reconhecidos pelo cheiro forte de química.
As mulheres sempre participaram deste ofício, mas em menor porcentagem, pois existia muito preconceito. “Mulher era Puta e homem Viado”.
“Eu sempre gostei de camisa vermelha e só pude usar depois dos 30 anos de idade, pois naquele tempo homens que usava roupas mais coloridas eram rotulados. Convivi com muitos funcionários homossexuais, e acho que eles contribuíram muito para nossa profissão, pois além de criativos são muito inteligentes. Nunca tive problemas.”
Ele nos relata que até os anos 70 era muito difícil, por falta de informação relacionada com a nossa profissão, as revistas eram caras e trazidas de navio da Europa, chegavam sempre na próxima estação (do ano seguinte).
 Os salões eram divididos: as barbearias atendiam somente homens e salões de beleza, atendiam somente mulheres.
O grande responsável por essa mudança na década de 70 foi o Jornalista Reinaldo Rodrigues (em memória), diretor do jornal da época direcionado aos profissionais cabeleireiros “Tribuna dos Cabeleireiros”. Foi criador da máxima: “CABELO NÃO TEM SEXO!”
Reinaldo começou a organizar campeonatos masculinos nacionais e internacionais e a partir de então os salões começaram o atendimento unissex.
Geraldo enfatiza a importância do Sindicato que foi criado para organizar e fortalecer a profissão.

Geraldo e eu

As escolas e universidades do setor podem ajudar muito neste sentido, elas tem um papel importante! O Sindicato dos Institutos de Beleza tem realizado diversas ações junto aos órgãos competentes para que leis sejam feitas a fim de nortear as atividades no Brasil.

Muito obrigada por tudo querido Geraldo, um bjão...

Contatos com Geraldo: sindibeleza@fecomercio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário