terça-feira, 30 de agosto de 2011

DERMATITE DE CONTATO ALÉRGICA

Normalmente, o sistema imunológico nos protege de patógenos e doenças, mas no caso de uma reação alérgica, o sistema imunológico é o causador do problema, ao fazer seu trabalho muito bem. Uma reação alérgica ocorre quando nosso sis­tema imunológico confunde uma substância inofensiva com uma tóxica e mon­ta uma defesa muito grande. As reações alérgicas severas podem resultar em febre alta e choque anafilático, que pode ser uma ameaça à vida.

Reação alérgica é uma resposta do sistema imunológico causada pela exposi­ção contínua a um alérgeno (sensibilizador). A exposição inicial aos alérgenos não provoca qualquer reação. A evolução gradual, ao longo do tempo, da hipersensibi­lidade é resultado da exposição contínua a um alérgeno. Esse processo é chamado sensibilização, e pode levar meses ou anos para se desenvolver, dependendo do alérgeno e da intensidade de sua exposição.

Os culpados mais comuns da dermatite de contato alérgica são os produtos de coloração semipermanentes e permanentes. A possibilidade de desenvolver uma reação alérgica é a razão de a FDA exigir que o teste de fragmento seja feito de 24 a 48 horas antes de cada aplicação de qualquer produto para colorir os cabe­los. Embora seu cliente possa não ter tido reações alérgicas nas primeiras vezes em que a coloração foi aplicada, não é incomum que a sensibilidade se desenvolva após exposições repetidas. Mesmo que você tenha colorido o cabelo de um clien­te várias vezes sem nenhuma reação alérgica, não há garantia de que ele não terá reação alérgica na próxima aplicação, mesmo que use a mesma fórmula. O teste na pele, antes de cada aplicação, é a única forma de saber, com certeza, se o clien­te se tornou sensível ou está predisposto a uma reação alérgica.

A hera venenosa é um alérgeno comum. Apesar de aproximadamente 75% da população ser alérgica à hera venenosa, os outros 25% nunca terão qualquer rea­ção, não importando quantas vezes estiverem expostos. Os indivíduos que não es­tão predispostos nunca ficam sensíveis e não desenvolverão alergias.

Lembre-se também de que pessoas diferentes desenvolvem alergias a alérgenos diferentes. A predisposição indivi­dual pode ser hereditária, assim co­mo a sensibilidade parece ocorrer na família.

Os sintomas da reação alérgi­ca são parecidos com os causados por simples agentes irritantes. Pe­le previamente irritada, rachada ou danificada aumenta a chance de desenvolver uma alergia. Diferente da dermatite de contato irritante, os sintomas de uma reação alérgica nem sem­pre ficam apenas na área de contato. Inchaço e outros sinais podem ocorrer lon­ge do ponto de contato, e os sintomas podem levar até 48 horas para aparecer.

Reações alérgicas

- Afetam apenas indivíduos com predisposição

- Podem ocorrer em lugares diferentes do local de contato

- Os sintomas levam até 48 horas para se desenvolverem



Referência: Halal, John - Tricologia e a química cosmética capilar, 2011

3 comentários:

  1. Estou lendo e aprendendo nova linguagem sobre as alergias. grato pelo vosso serviço de apoio
    Olimpio Portugal

    ResponderExcluir
  2. Faço bem aplicar no teste para pintar um cabelo, um bocado de tinta sem oxidação, na orelha? como se faz ? Olimpio Portugal

    ResponderExcluir
  3. Olá querido Olimpio, que bom que você está gostando!
    O teste deve ser feito da seguinte maneira: Limpe a área para o teste (pode ser feito atrás da orelha), misture a coloração e o oxidante e aplique a coloração misturada.
    Bjoca............

    ResponderExcluir