segunda-feira, 29 de agosto de 2011

DERMATITE DE CONTATO - VOCÊ SABE O QUE É?

Bom pessoal, como já comentei, vamos conhecer melhor as doenças de pele mais comuns no nosso dia a dia...

Dermatite significa inflamação da pele. Há dois tipos diferentes de dermatite de contato.

Dermatite de contato irritante

A dermatite de contato irritante é causada pela superexposição a produtos quí­micos severos, cáusticos e irritantes, que podem danificar tanto a epiderme quan­to a derme e causar inflamação do tecido. Muitos cabeleireiros desenvolvem essa doença após anos de exposição repetida e frequente a químicos cáusticos e irritan­tes do salão. Embora o grau de irritação possa variar de um para outro indivíduo, reações irritantes afetam todos que entram em contato com um agente irritan­te. Em casos agudos, os sintomas são notados imediatamente ou dentro de pou­cas horas, limitados à área de contato. Os casos crônicos podem levar semanas ou anos para se desenvolver, cujos sintomas vão desde vermelhidão, inchaço, escama­ção e coceira a queimaduras químicas sérias e dolorosas.

Os produtos químicos corrosivos e agressivos podem causar danos imediatos. agudos e, às vezes, irreversíveis na pele. Cloro, clareadores em pó, peróxido de hidrogênio, soluções para permanente, relaxantes e depiladores químicos são exem­plos de produtos corrosivos usados em um salão. Ferimentos sérios devem ser tratados imediatamente por um médico.

A frequente e repetida exposição a irritantes menos cáusticos em geral produ­zem dermatite de contato crônica, que pode ser tão dolorosa quanto a dermatite de contato aguda. Você pode achar surpreendente que mesmo a água, especial­mente a água de torneira, possa ser um irritante comum no salão. A exposição contínua à água resseca a pele. Por isso, seque sempre as mãos completamente, porque a umidade excessiva entre os dedos pode levar a rachaduras, irritação e in­fecção.

Lavar os cabelos, molhando as mãos frequentemente, também danifica a pe­le. Os cabeleireiros que lavam um excessivo número de cabelos correm um risco maior de desenvolver dermatite de contato crônica. Os detergentes fortes em mui­tos xampus rompem a cobertura ácida natural da pele, danificam a camada prote­tora de lipídios (óleos) e desgastam o fator de hidratação natural (NMF). O fator NMF é composto de uma mistura de aminoácidos e sais (por exemplo, ácido car­boxílico pirrolidina e ácido lácteo) que protege a pele de danos. Os lipídios dentro da epiderme ajudam a manter a umidade e são essenciais para uma pele saudável.

Reações irritantes:

- Afetam todos

- Ocorrem no local de contato

- Os sintomas se desenvolvem imediatamente




Referência: Halal, John - Tricologia e a química cosmética capilar, 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário