quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

ALOPECIA (QUEDA DE CABELO) E OS TRATAMENTOS PARA CALVÍCIE


Claudia Matta
Olá queridos, vocês sabiam que existem mais de 2500 causas de queda de cabelo, desde fatores genéticos, metabólicos nutricionais, hormonais e causas externas. A Medicina Capilar  "tricologia" é a especialidade médica dermatológica responsável pelo diagnóstico e tratamento das principais causas de queda de cabelo.
Aliando modernas técnicas diagnósticas tais como exames laboratoriais, análise estrutural do fio de cabelo, dermatoscopia do couro cabeludo, o médico tricologista determina a causa e a melhor estratégia detratamento.
A calvície também conhecida como alopecia (termo médico) é caracterizada pela redução parcial ou total de cabelos, ou a ausência de pelos em uma determinada área da pele. A calvície é geralmente mais perceptível no couro cabeludo, mas pode ocorrer em qualquer parte do corpo que haja pelos. O termo alopecia deriva do grego “alopex” que significa raposa (Este animal apresenta com frequência queda de pelos).
Existem vários tipos de calvície ocasionada por diferentes motivos. A maioria das pessoas perde entre 50 a 100 fios de cabelos por dia, o que é normal. Sempre que um fio cai, ele é substituído por outro no mesmo folículo, dando início a um novo ciclo de crescimento. Porém, com o passar da idade, principalmente na velhice o crescimento dos cabelos tende a ser mais lento e até mesmo parar, o que resulta em calvície. Outros fatores como mudança hormonal, dieta, mendicamentos, estresse,hereditariedade, gravides, cuidados impróprios com os cabelos e certas doenças podem causar a queda de cabelo.
A calvície é mais comum em homens do que em mulheres.                                                         

 Calvície masculina
Uma das principais causas da calvície nos homens é quando o hormônio masculino testosterona é convertido para dihidrotestosterona  (DHT). Este age no folículo capilar reduzindo a produção de cabelo e produzindo fios mais finos e mais fracos, contribuindo para que a produção nos folículos cesse. A denominação deste tipo de calvície é alopecia androgenética ou calvície de padrão masculino. Não só por questões hormonais, como também a condição hereditária, contribuem para o aparecimento deste tipo de calvície, caracterizada pela queda de cabelo nas áreas frontais e na coroa do couro cabeludo.


                                                     



Calvície feminina

Nas mulheres, além da calvície genética, que acomete principalmente mulheres na menopausa ou com alterações hormonais, as principais causas de queda de cabelo estão relacionadas à deficiências nutricionais e vitamínicas, stress e uso de medicamentos, quando então ocorre perda efetiva de fios.

 

 

 

Queda tem tratamento? 

 Marcelinha Gimenes
Até 7 anos atrás não havia tratamento para a calvície. Hoje, existem modernas técnicas para cessar e reverter este processo hormonal. A resposta ao tratamento depende da gravidade do quadro. Quando iniciado precocemente, os resultados são surpreendentes.
Um programa de reposição nutricional biomolecular e vitamínica, aliado a procedimentos médicos de oxigenação e recuperação estrutural do couro cabeludo, bulbo, papila e matriz capilar , tais como carboxiterapia, intradermoterapia e laserterapia capilar, promove um tratamento progressivo, seguro e eficaz.
Mesmo nos casos de atrofia capilar, pode-se associar a medicina capilar às modernas técnicas de transplante folicular fio a fio.

Entenda um pouco de cada tratamento

Izak Pessoa

Carboxiterapia capilar: aplicação injetável do gás CO2 que promove oxigenação e reestruturação anatômica do couro cabeludo, acelerando o processo de crescimento do fio.
Intradermoterapia capilar: aplicação injetável de medicamentos no couro cabeludo que nutrem e aceleram o crescimento capilar.













Laserterapia – Fotobioestimulação capilar com LED:


Tony Rios em sua sexta aplicação de laser
Tratamento do couro-cabeludo com uma fonte de luz que estimula a oxigenação e crescimento capilar. Trata-se de uma série de tratamentos à base de processos fotoquímicos que não queimam nem provocam danos a pele.
O paciente poder retornar às suas atividades normais tão logo termine a sessão. Durante a sessão, pacientes ficam confortavelmente deitados em frente a uma tela onde estão instaladas uma cascata de micro-lâmpadas. O processo inteiro dura de vinte a trinta minutos e os pacientes podem retornar à sua rotina normal sem nenhuma dor, vermelhidão ou descamação.
A fototerapia foi cientificamente testada pelo FDA americano, mostrando 60% de melhora na qualidade da pele facial, do pescoço e do colo. No rejuvenescimento, principal benefício do tratamento é tornar a pele mais macia, mais suave e delicada, mais elástica, com redução na aparência das linhas finas, rugas e vermelhidão.

Até a próxima, bjoca.............





Um comentário: