sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

PROFISSIONAL QUE FAZ HISTÓRIA - DOMINGOS MECIANO/SÃO PAULO

Domingos Meciano
Nascido em 1918, o carismático Domingos Meciano, com 92 anos de idade, inicia a entrevista dizendo que na sua época, os barbeiros eram autodidata. Iniciou sua carreira aos 16 anos e tinha apenas uma navalha, uma tesoura, um pente e um pincel. Morava na roça, e aos sábados e domingos ia até a cidade ajudar os barbeiros, pois estes tinham uma grande clientela. Em 1943 veio para cidade de São Paulo e relata que foi uma muito triste, pois era época da guerra. Mais tarde, no ano de 1950 montou um salão junto com seu irmão mais novo na Vila Mariana e comenta que muitas vezes não dava conta da clientela.
Posteriormente, foi convidado para trabalhar no recém-inaugurado Conjunto Nacional, onde atendeu muitas personalidades, como o Marechal Costa e Silva, funcionários do consulado americano e também membros da tradicional família Matarazzo.
Tinha que chegar ao Trabalho meia hora antes do horário, para fazer a barba e estar alinhado para receber e atender os clientes. “O dono do salão tinha uma disciplina de taberna”, e ele chegava de bonde, não é maravilhoso!
Aposentou-se 1984, e desde então atende somente alguns clientes especiais.

Domingos e eu

Ele diz  que as mudanças, sempre são benéficas, tanto na parte tecnológica quanto na parte criativa dos profissionais.


Muito obrigada pelo carinho querido Domingos!

3 comentários:

  1. Claudia Matta, Parabéns pela sensibilidade e dedicação por que amou uma profissão, e que merece este carinho.
    O caro colega Domingos aceite minha modéstia mas daqui de Portugal, em nome de todos os colegas cabeleireiros, lhe enviamos a nossa homenagem pela vida tão dedicada que teve á nossa profissão.
    O seu percurso suscita-me respeito e justo, mas com grande firmeza, que subiu os degraus da vida, quer no plano pessoal, quer profissional que com determinação decidiu abraçar.
    trilhou os caminhos da vida com seus espinhos, com trabalho e certamente com grande esforfo, e que sua longa carreira de vida e trabalho, é para todos nós este grande senhor e colega merece grande estima, que me deixa mais viva as saudades da nossa querida profissão.
    Desejo muitos anos para poder ajudar nossa profissão, com sua sabedoria, e com uma caixa cheia de segredos peripécias e historias.
    Amiga Claudia Matta continue a fazer trabalho deste, que a nossa profissão precisa de profissionais com o seu talento e muito profissionalismo.
    Joaquim Pinto

    ResponderExcluir
  2. Fiquei muito feliz e orgulhosa ao ver a entrevista que o Sr. Domingos deu a este blog. Sou testemunha de sua dedicação carinho e amor a esta profissão, uma das mais tradicionais do mundo que deu a ele tenho certeza grandes alegrias e incontáveis amigos ao longo dos anos. Sempre atendendo a todos com o mesmo desvelo. Estou certa que sempre haverá um cliente fiel que não troca as mãos hábeis e caprichosas de um barbeiro, perpetuando assim essa profissão essa arte, que todos admiramos. Marina Meciano.

    ResponderExcluir
  3. Minguinho partiu para um Plano Maior no dia 23.07.2012. Deixa saudades aos familiares, amigos, clientes e todos que o conheceram. Sua presença e força continuará conosco. Jamais esqueceremos tudo o que nos ensinou quando ao seu lado ou na cadeira onde realizada algumas de suas obras. Obras não só como visagista mas como Digno e Honrado representante do Céu. Sua Luz sempre nos iluminará, protegerá, ensinará, guiará e ajudará a evoluirmos e sermos cada vez melhores, uma vez que sua LUZ sempre será pura, intensa, bela e plena de amor. Te amamos Minguinho. Obrigado. Marco

    ResponderExcluir