quinta-feira, 21 de abril de 2011

HOJE É DIA DE TIRADENTES, O NOSSO MAIS CÉLEBRE CIRURGIÃO BARBEIRO

Nas últimas décadas do século XVIII, Joaquim José da Silva Xavier (1746­1792), órfão aos onze anos, praticou a odontologia que aprendera com seu padrinho, Sebastião Ferreira Leitão.

Nesta época os cuidados com os dentes dos brasileiros eram bastante precários, consistia em arrancar dentes com alavancas, boticões rudimentares e as famosas chaves de garengeot. Assim como na Europa medieval, quem dava conta do recado por aqui eram os cirurgiões-barbeiros.



Chave de Garengeot época de Tiradentes

Tiradentes, cognome de Joaquim José da Silva Xavier, foi o único participante da frustrada inconfidência mineira, a ser executado na forca em 21/04/1792. Por ser um "homem do povo", ao contrário dos demais, de famílias tradicionais e poetas, foi o "bode expiatório" servindo como "exemplo" para outros movimentos nacionalistas.
Apesar de ter ficado mais famoso por sua atuação política que por sua habilidade com a boca alheia, ele era considerado um bom cirurgião barbeiro.
Tiradentes também fazia barba, cabelo e bigode – na cela em que ele esteve antes de ser enforcado, foram encontradas duas navalhas e um espelho.

Tiradentes, Protomártir da Independência, permanece como o líder da emancipação do Brasil, que viria a ocorrer 30 anos após.
Em 09 de dezembro 1965, o presidente Humberto Alencar Castelo Branco sancio­nou a Lei Federal nº 4.897, considerando-o "PATRONO CÍVICO DA NAÇÃO BRASILEIRA".

Até a próxima, bjoca..............

Referência: ROSENTHAL, Elias. A Odontologia no Brasil no século XX, 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário