terça-feira, 12 de abril de 2011

O BARBEIRO DE SEVILHA

Olá pessoal, hoje falaremos de ópera,  chique heim?
A obra-prima mais popular, retrata o cotidiano do barbeiro Fígaro e suas multiplas atividades.
Composição de Gioacchino Rossini (1792-1868), a ópera cómica Il barbiere di Siviglia.

Os italianos queriam uma comédia diferente, e Rossini fez,  em treze dias, "O barbeiro de Sevilha", cuja estréia em Roma, 26 de dezembro de 1816, no Teatro Argentina, foi vaiada; mas a partir da segunda apresentação, no dia seguinte, tornou-se o maior sucesso de toda a história do teatro musical, na Itália e no estrangeiro. Rossini tornou-se o autor de óperas mais representadas na Europa e o compositor mais célebre de sua época, preferido pelo grande público ao seu contemporâneo Beethoven, o qual conheceu em Viena. Falava-se de ‘febre rossinesca.’

Fígaro foi o principal personagem da ópera “O barbeiro de Sevilha”. Pode-se dizer, por seu carisma, por sua esperteza, articulação e múltiplas facetas, que profissão melhor do que a dele não existiu, já que sua história se passou no século XVIII, onde um barbeiro dessa época exercia diversas funções. Mas Fígaro não era apenas um faz tudo, mas sim o melhor faz tudo da cidade! Não havia quem não precise dos serviços competentes deste homem! E não é só isso. Fígaro era um personagem revolucionário para a sua época, pois era claro o quanto a sua natureza era mais humana, o quanto era mais inteligente e triunfante que seu fidalgo patrão, o Conde de Almaviva, frente a todos os obstáculos que lhes eram impostos. Fígaro, além de personagem principal de “O barbeiro de Sevilha” de Rossini, foi também personagem principal de “As Bodas de Fígaro” de Mozart, ambas óperas inspirada em originais de Beaumarchais.

Divirtam-se com o vídeo, bjoca......................

Um comentário:

  1. Para lembrar nossa querida arte, hoje inauguro uma colecção de barbeiro e cabeleireiro, que muito recordo os nossos colegas e amigos.
    Um abraço Joaquim Pinto

    ResponderExcluir